9 dicas para ter uma linguagem corporal confiante

9 dicas para ter uma linguagem corporal confiante

Existem certas pessoas que aparentam transmitir uma confiança natural e inabalável. Elas costumam se destacar na vida profissional nas relações amorosas e em qualquer cenário social possível. Pode verificar.

Porém para a maior parte de nós, reles mortais, nem sempre é fácil agir com uma conduta confiante na frente dos outros.

A boa notícia? Todo mundo pode desenvolver a sua confiança. E um dos primeiros passos é alterar a sua linguagem corporal.

Pode parecer apenas um detalhe, porém não se engane: o resultado é tremendo.

Em primeiro lugar, com a postura correta, você transmitirá sinais que irão desenvolver uma aparência mais positiva para os outros, oferecendo diversos benefícios às suas relações interpessoais.

Além disso, estudos já provaram que a linguagem do corpo influencia (e bastante) a ação do cérebro. Se você se porta fisicamente como um líder, o cérebro age de acordo. Loucura, né? Mas é ciência.

Então sem mais delongas, senhores, eis 9 dicas para mostrar confiança com seus gestos.

1 CONSERVE A POSTURA ERETA

Iremos começar pelo básico. Manter uma postura ereta, com os ombros alinhados e não curvados para a frente, é o primeiro passo para ter uma boa linguagem corporal.

Se você continuar todo torto, vai passar uma imagem desleixada e acanhada. Isso vale para quando você está em pé e sentado também.

 

2 QUEIXO PARA CIMA E OLHAR PARA FRENTE

Agora que você ajeitou as costas e os ombros, é momento de tratar da cabeça. Mantenha seu queixo para cima – sem exagerar, obviamente – em vez de deixá-lo mostrando para baixo. As pessoas confiantes não ficam olhando para o chão e, sim, para frente.

3 NÃO CRUZE O BRAÇO

Esse é um gesto clássico que as pessoas fazem quando estão desconfortáveis com uma situação: cruzar os braços, que é uma posição defensiva. deixe fazer isso!

4 GESTICULE COM AS MÃOS

Gesticular com as mãos vai ajudá-lo a se expressar melhor e, além disso, a passar um ar expansivo.

Uma curiosidade? Um estudo descobriu que, durante a fala, líderes carismáticos gesticulam quatro vezes mais com as mãos do que pessoas comuns.

5 SORRIA

Ah, o sorriso… Esse é um gesto forte para demonstrar aos outros que você é um homem confiável, sociável e amigável. Afinal, se você é uma pessoa confiante e de bem com a vida, por que estaria com a cara fechada?

6 TENHA UM APERTO DE MÃO FIRME

O correto é não ser nem muito forte (a ponto de inibir as pessoas) tampouco muito fraco (para você não parecer inseguro). A chave é descobrir o equilíbrio correto de firmeza.

7 EVITE GESTOS DE INQUIETAÇÃO

Permanecer batucando com os dedos – ou balançando os pés quando está sentando, ou coçando o rosto durante a fala, etc – são sinais tradicionais de nervosismo, ansiedade e inquietação. Mostre que você é seguro de si mesmo sem esses gestos.

8 FAÇA CONTATO VISUAL

Escapar do contato visual é um indicador de insegurança. porém se você exagerar, por outro lado, vai parecer um maníaco buscando inibir as pessoas. O segredo está no meio-termo

Especialistas indicam olhar prontamente no olho do outro em média de 50% do tempo do diálogo.

Um método que eles indicam é pensar um triângulo no rosto da pessoa — olho esquerdo, olho direito e boca — alternando seu foco entre estes três pontos a cada alguns segundos.

Claro, é completamente normal oferecer algumas olhadas para longe ao longo a conversa, mas sempre com a expressão de quem está buscando lembrar de algo ou refletindo sobre o assunto. Tome cuidado para não passar um ar de desinteresse.

9 INSPIRE-SE EM PESSOAS CONFIANTES

Para concluir as nossas dicas, uma ideia legal é observar indivíduos confiantes que você admira — podem ser figuras de séries/filmes como Harvey Specter, de “Suits”, ou personalidades reais como David Beckham — e copiar alguns de seus hábitos gestuais.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!