Como se tornar uma pessoa melhor e mais feliz

Como se tornar uma pessoa melhor e mais feliz

Como se tornar uma pessoa melhor num mundo tão caótico e desmotivador é um grande desafio para todos nós no nosso dia a dia. Neste post nós vamos entregar para você algumas dicas e técnicas para ajuda  você amenizar um pouco mais os reveses da vida.

Diante de tantas adversidades e notícias ruins que recebemos a todo instante sabemos que a vida vale a pena ser vivida. Basta conhecer algumas soluções e dicas para que a nossa vida se torne menos amarga e tediosa.

 

Como se tornar uma pessoa melhor: como ser mais feliz

O escritor e mestre espiritual Michael A. Singer diz que na vida você só precisa fazer apenas uma escolha. Segundo ele, as pessoas costumam se sobrecarregar com excesso de escolhas.

Michael diz que você pode se livrar de todas elas e tomar apenas uma decisão básica na vida: você quer ser feliz ou não quer?

A gente sempre acha que a felicidade não está sob nosso controle. Sempre impomos condições para nossa felicidade

Sempre achamos que só seremos felizes quando aparecer aquele grande amor, quando tivermos um filho, quando ganhar na loteria e por aí vai. Sempre arrumamos um tipo de condição para que a felicidade chegue.

Para Michael Singer a pergunta mais importante que devemos fazer é: você quer ser feliz deste momento em diante pelo resto da vida, aconteça o que acontecer?

Se você escolher esse caminho da felicidade incondicional terá que permanecer consciente, centrado e comprometido o tempo todo. A felicidade incondicional é um caminho e uma técnica elevada porque resolve tudo.

Outro fato importante é não colocar sua felicidade nas mãos dos outros. Se você permitir que ela dependa do comportamento e da vontade alheia, você estará perdido!

No final de tudo você já nasceu feliz. Apenas durante os estágios da vida é que nós desaprendemos a ser alegres e nos enveredamos por caminhos de tristeza e sofrimento.

O poder da gratidão

Conforme a psicóloga Márcia Luz a palavra gratidão vem do latim gratia, que quer dizer graça, ou gratus, ou mais especificamente, agradável. Sendo assim, gratidão quer dizer o reconhecimento agradável por tudo quanto se recebe ou lhe é concedido.

 

Ainda, segundo Márcia Luz só existe um jeito para você começar a mudar a sua realidade, e só tem uma coisa que quanto mais você tiver e produzir, mais você atrairá: é a GRATIDÃO. A gratidão tira seus olhos da falta e dirige o seu foco para a bênção.

Agradeça pelo dia que terminou, pela noite que passou e ao nascer do dia seja grato por mais um dia que se inicia.

Eduardo Shinyashiki no seu livro O Poder do Carisma diz que a gratidão antecipada significa estar no momento presente e apreciá-lo, sentir-se merecedor e digno da prosperidade e da riqueza da vida e sintonizar-se com isso.

Shinyashiki reafirma que quando agradecemos antecipadamente com a certeza de que aquilo que já criamos na nossa mente e no nosso coração será realizado, fortalecemos um equilíbrio interno positivo e aberto para as circunstâncias favoráveis acontecerem, criamos assim, um campo ao nosso redor propício à felicidade, ao bem-estar, à realização e à abundância.

A gratidão é a mais transformadora de todas as emoções. Espalhe a gratidão. Dividir o sentimento de gratidão pode fortalecer as relações, além de melhorar o estado de espírito e o autoconhecimento.

Se você criar o hábito da gratidão e não de lamentações e vitimização todo nosso mundo interior se modifica. Manter-se em estado de gratidão, focalizando nossa energia e atenção um novo mundo de possibilidades e oportunidades se abre para nós.

Seja grato pelo que você tem no presente e seja grato a tudo que se manifestará no futuro.

No campo da psicologia e da neurociência os mais importantes aspectos relacionados aos benefícios são em relação aos neurotransmissores no cérebro.

Quem pratica a gratidão regularmente ativa a liberação de dopamina, que é um neurotransmissor responsável pelo sentimento de recompensa.

No geral, quem exercita a gratidão conta com altos níveis de vitalidade, satisfação e  recebe mais emoções positivas.

Outro hormônio que é liberado pela prática da gratidão é a oxitocina. A oxitocina reduz sentimentos ruins como ansiedade, medo, irritação e antipatia e estimula o afeto.

Pequenos atos de gratidão

A neuropsicóloga Aline Gonçalves apresenta 10 passos para inserir a gratidão no dia a dia para trazer mais felicidade e satisfação na vida.

  1. Faça uma lista com 10 coisas pelas quais você é grato e explique por que deve agradecer por ela, leia essa lista todos os dias
  2. Ao acordar, ainda na cama agradeça pela noite de sono e pelo dia que se segue.
  3. Alimente-se, agradeça por toda a cadeia de produção de alimentos que permitiu que sua refeição chegasse à sua mesa, desde o plantio, colheita e transporte
  4. Agradeça por sua saúde, por estar vivo e também pelos cinco sentidos que permitem sua interação com o mundo externo.
  5. Agradeça se recebeu algum estudo formal e a todos os professores que um dia lhe levaram o conhecimento.
  6. Agradeça por possuir roupas que protegem seu corpo do frio.
  7. Diga obrigado verbalmente a todas as pessoas que te prestarem serviço ou favor ao longo do dia.
  8. Se tem um trabalho, dê graças por ele, agradeça não apenas pelo seu salário, mas pela oportunidade de poder ser útil e contribuir
  9. Ajude uma pessoa e silenciosamente agradeça por ter algo a oferecer.
  10. Quando for pagar suas contas, seja grato por poder honrar sua dívida.

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