Dez maneiras de conservar a mente afiada

Dez maneiras de conservar a mente afiada

Quer saber como conservar a mente afiada? Veja agora!

Que nossas juntas e nossos músculos vão perdendo a força enquanto envelhecemos é permitido. Mas passar por essa situação com queda da nossa capacidade mental é algo impossível de ser tolerado.

Veja dez maneiras, comprovadas pela ciência, de preservar sua mente afiada:

1. Faça alguma coisa!

Cientistas começam a ressaltar que exercício aeróbico pode ser a função mais importante para a continuidade de um cérebro ativo e saudável. Para manter sua mente em forma, o correto é, no mínimo, meia hora de atividades físicas todos os dias.

2. Coma bem

Uma dieta de baixa glicemia (muitas fibras, com quantidades moderadas de gorduras e proteínas) é ingerida pelo corpo de forma mais devagar do que as dietas de alta glicemia (doces). É necessário manter um ritmo regular na digestão, para que a energia transmitida ao cérebro seja a mais constante possível.

3. Observe sua dieta

Tanto muitas quanto uma pequena quantidade de calorias podem atrapalhar as funções básicas de seu cérebro. Dietas extremas podem levar a distração, desordem e perda de memória.

4. Cuide de seu corpo

As doenças que podem ser prevenidas – como diabetes do tipo II, sobrepeso e hipertensão – também interferem seu cérebro. Tais doenças estão conectadas com falhas no sistema cognitivo de nossos cérebros. Cuide de sua saúde física que sua saúde mental também estará bem.

5. Sono de beleza

Quando dormimos e sonhamos, as memórias são escolhidas. Outras são descartadas e outras ficam em nossa lembrança. Quando não dormimos, ou quando não dormimos bem, proteínas bloqueiam as sinapses (parte dos neurônios que fazem a conexão com outros, associando as lembranças) e se torna mais difícil aprender novas coisas e até mesmo refletir.

6. Tome seu cafezinho

Indicativos cada vez maiores sugerem que o costume de consumir cafeína pode proteger o cérebro. A substância eleva a capacidade cognitiva e seus consumidores tem menos possibilidade de desenvolver o mal de Alzheimer. Na verdade, ainda não está claro se os benefícios vêm da cafeína ou de outros antioxidantes existentes no café – mas os cientistas confirmam que é sempre bom beber o cafezinho, seja no trabalho ou em casa.

7. Coma peixe para conservar sua mente afiada

Diversas teorias creditam o desenvolvimento mental das pessoas a uma dieta rica em peixe. Nessa espécie de carne há essenciais ácidos graxos, como ômega 3, que são indispensáveis para o desenvolvimento cognitivo. Além disso, sabe-se que também são benéficos no tratamento contra a depressão.

8. Relaxe

O estresse pode ser um grande vilão de uma mente saudável e rápida. Ele faz com que substâncias químicas nocivas ajam sobre áreas do cérebro envolvidas na memória. Alguns cientistas suspeitam que um modo de vida balanceado, cheio de atividades relaxantes, como yoga, meditação e artesanato, podem atrasar a perda de memória característica da velhice, diminuindo o estresse.

9. Não use suplementos

Os suplementos estão em uma má fase, ultimamente. As vitaminas, de acordo com os cientistas, são, na maior parte das vezes, um gasto sem razão de dinheiro. Pílulas que afirmam melhorar a capacidade do cérebro, como ginko-biloba e melatonina podem ir direto para o lixo. Isso porque, apesar de suas origens “naturais”, elas não estão libertas de consequências colaterais, como alta pressão sanguínea, problemas digestivos, problemas de fertilidade e depressão. E, entre indivíduos saudáveis, essas pílulas fornecem os mesmos benefícios do que um placebo.

10. Provoque seu cérebro

Seja com sudoku, quebra-cabeças e outras dificuldades para o cérebro, esse tipo de atividade acredita-se, deixará sua mente em forma. Mas isso não foi comprovado pela ciência. O que sabemos é que a ausência de estudo é um dos fatores que causa o declínio mental. Quanto mais você procura aprender, menores são suas possibilidades de ter um cérebro “lento” na velhice. A chave para isso é buscar compreender novidades, sentir o desafio do desconhecido. Você se sente mais desafiado montando um quebra-cabeça novo do que aquele que já montou e desmontou várias vezes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!