Crescimento pessoal: dicas para conquistar mais sucesso

Crescimento pessoal: dicas para conquistar mais sucesso

Talvez a primeira novidade já tenha aparecido no mesmo título deste guia: a expressão crescimento pessoal e a palavra “sucesso” quase lado a lado. Isso não é à toa.

Empreendimentos de sucesso exigem uma sequência de praticas e qualidades de quem está no comando: tomada de decisão, autoconhecimento e autoconfiança são alguns casos.

Ora, essas qualidades não irão surgir em você todos os dias às oito da manhã quando você pisar na empresa. Elas têm que fazer parte de quem você é, não é mesmo?

Por isso, preparamos este guia de desenvolvimento pessoal, onde explicamos o que é desenvolvimento individual e a sua importância para o sucesso como pessoa e empreendedor.

Aqui, você vai conhecer também os erros mais corriqueiras que podem ser cometidos no caminho, dicas para alcançar esse objetivo e diversas ferramentas que vão ajudar.

Gostou da ideia de crescer como empreendedor aperfeiçoando-se como pessoa? Nada mal matar dois coelhos com uma cajadada só, não é mesmo? Então boa leitura e mãos à obra:

O que é desenvolvimento pessoal?

Todo mundo deseja evoluir no campo individual. Porém o que precisamente significa isso?

Bastante pessoas ao escutar falar a respeito, imagina logo em autoajuda e naqueles livros que dão uma motivada e levantam o astral, mas não vão muito disso.

Não precisa desanimar: não é disso que iremos conversar aqui.

Desenvolver-se de modo pessoal é lidar com as questões que você quer realizar e as que você tem que fazer de forma saudável, pragmática e adulta. Vamos compreender melhor:

O que você quer fazer

Boa pergunta: o que você deseja realizar? Algumas pessoas querem ter sucesso, outras precisam de muito dinheiro, todo mundo busca a felicidade.

Sabe o que há em comum dentre todas elas? Elas são muito vagas nos seus objetivos.

Ora, cada um tem uma ideia do que seja sucesso e o que indica muito dinheiro para uns pode ser uma micharia para outros. A alegria então, talvez seja o a finalidade mais vaga de todas

Há pessoas que têm muito dinheiro e não são felizes, há aquelas que vivem muito bem com pouco.

Quando se questionar “o que eu quero fazer”, não confunda essa pergunta com “o que eu quero ter”, mas imagine em onde você quer chegar.

Isso mesmo. Para o desenvolvimento pessoal, é muito importante conhecer que você realiza seus objetivos. E, se você não possuir objetivos precisos jamais vai saber se realizou.

Um exemplo de missão claro: “quero ser dono ou dona de uma empresa da área de marketing com um lucratividade anual de 100 mil reais até o fim de 2018”.

Você não só definiu um uma meta para os seus próximos dois anos e meio como explicou para você mesmo o que acredita ser sucesso.

O mesmo vale para dinheiro: de quanto dinheiro estamos falando? E a felicidade? Você não é feliz? Se a contra partida é não, o que te tornaria feliz?

O que você tem que fazer

Pode parecer que estamos embaralhando o pessoal com o profissional, já que a o diálogo é sobre desenvolvimento pessoal e já iniciamos dando um exemplo fictício de uma empresa de marketing

Mas, uma vez que você possua um objetivo profissional, ela provoca ajustes na sua vida pessoal. Se alguém for pôr essa meta em prática, determinadas concessões terão que ser feitas.

Por exemplo: é possível ter dois filhos até 2018? Certamente não, já que a paternidade ou a maternidade exigem tempo, dinheiro e responsabilidades e você já se colocou um objetivo que vai deixá-lo ocupado.

Resumindo: toda meta clara que você se impõe no campo profissional, requer em escolhas e elimina certas opções na sua vida pessoal.

E vice-versa: se o se objetivo fosse ter dois filhos, a sua empresa de marketing estaria automaticamente extinta ao menos até 2018.

Desenvolvimento pessoal é melhorar-se como pessoa, colocando-se objetivos e compreendendo que é possível se tornar mais produtivo na vida pessoal para conquistá-los, mas que também toda alternativa elimina outras possibilidades

Entendeu agora o motivo de que nem todo mundo que quer ter sucesso profissional, dinheiro ou felicidade, alcança logo de início?

crescimento-pessoal

Os maiores erros e desafios do crescimento pessoal

Para facilitar sua busca pelo crescimento pessoal mais fácil, listamos abaixo certos erros que você não precisa cometer se deseja chegar lá. Acompanhe:

Falta de objetivos

Isso é mais ou menos o que viemos falando até aqui.

Iremos apenas agregar mais uma coisa: possua metas desafiadoras, mas condizentes com a sua realidade.

Desafiadoras porque você precisa de transformações para sentir que tem se desenvolvido como pessoa. E condizentes com a sua realidade porque, se suas metas forem inalcançáveis, você seguramente vai se frustrar e desistir.

Escassez de tempo

Hoje em dia, tempo e dinheiro talvez sejam os maiores problemas de todo mundo que busca o crescimento pessoal. Contrariamente ao dinheiro, porém, o tempo não pode ser recuperado.

Mas você pode melhorar a forma como utilizada suas horas, não é mesmo?

Um excelente jeito de começar é imaginar se não está se doando demais.

Determinadas pessoas são espontaneamente generosas e, acredite, não faltam pessoas que queiram se beneficiar da generosidade dos outros.

Nada de mal nisso, mas é você quem deverá estabelecer esse limite. Lembre-se do clichê de que “para auxiliar os outros é necessário primeiro, ajudar a si mesmo”.

Essa sentença é repetida demais por aí, mas não deixa de ser verdade por isso.

Divida sua vida entre trabalho e lazer e deixe de perder tempo no futuro, cuidando de doenças geradas pelo estresse.

Possua também uma ordem de prioridades, mas não escolha cair na tentação de trabalhar o tempo todo nos seus objetivos e ressaltar que isso resolve o problema da carência de tempo.

Falta de dinheiro

É claro que alguém que viva em condição de escassez extrema não pode mesmo construir seu potencial.

Mas esse não é o cenário, da maioria de nós, não é mesmo? Bote na mente que o desenvolvimento pessoal se dá com qualquer coisa que você tem.

É possível viver bem com pouco, o que também não representa renunciar aos prazeres do consumo, não é mesmo?

Se você fizer um planejamento financeiro — possuir dominio real de quanto ganha, quanto gasta, se o que utilizada é de fato essencial e, claro, quanto deve — vai descobrir bastante coisa sobre o seu dinheiro.

Será que você não gasta demais? Ou então poderia ganhar um pouco melhor? Sabia que, mesmo endividado, é aconselhável guardar dinheiro?

Elabore um planejamento agora mesmo. Logo após de descobrir sua real condição financeira será possível traçar metas para seu crescimento pessoal que sejam condizentes com a sua realidade financeira. E ser feliz com o que tem.

Medo

Se você sente preocupação de tomar decisões que melhorem a sua vida, seja bem-vindo ao time.

Está em busca de maneiras de eliminar com o medo para deixar as coisas andarem? Esse é o Desafio: não há como acabar com o medo. O máximo que você pode fazer é enfrentá-lo.

Nos acostumamos a imaginar em empreendedores de sucesso e pessoas que conquistam o crescimento pessoal e profissional como se fossem inabaláveis, mas verdade seja dita: todos temos nossos instantes difíceis.

Busque pensar no medo como um amigo: ele te dá conselhos, mas é você quem opta se vai seguir ou não.

A preocupação sempre vai te aconselhar a continuar precisamente onde está e, adivinhe: em certos momentos essa é a melhor opção mesmo.

Mas se você der ouvidos a ele o tempo todo, jamais vai arriscar. E para conseguir o crescimento pessoal — assim como para conquistar qualquer outra coisa na vida — é necessário correr riscos.

crescimento-pessoal

As melhores dicas para o crescimento pessoal

Já deve ter dado pra notar que não há um botãozinho na sua vida que você vai apertar e ser mais feliz.

Para crescer como pessoa, é indispensável fazer um exame de consciência para compreender quais são as suas necessidades e vontades e traçar um plano.

E como essa meta é distinta para cada pessoa e para cada necessidade, não é possível darmos dicas tão específicas. Mas há aspectos que ajudam qualquer um a alcançar seus objetivos e é sobre eles que vamos falar agora:

Administre seu tempo

Há vários segmentos na nossa vida que nos fazem crescer como pessoas. Temos nossas metas profissionais, nosso lazer, compromissos familiares, desejamos ler e nos informar, aprender, entre outras questões.

O desenvolvimento individual depende também de uma organização do seu tempo, de modo que um pouco dele seja dedicado para cada coisa.

Acredite: se não fizer isso, você se verá em extremos como trabalho excessivo ou lazer desregrado.

Divida seu tempo dentre essas atividades para o seu crescimento pessoal. Inicie claro, imaginando quais são elas.

Elas costumam diferir de pessoa para pessoa, mas as categorias que falamos aqui acima são um bom início de partida para estruturar a sua.

Aprenda sobre empreendedorismo e liderança

Empreender não é algo que só as pessoas que abrem uma empresa fazem.

É uma atitude muito necessária para dar um caminho pessoal ou profissional para nossa vida e, também, alterar coisas que não dão certo.

Compreenda como ser uma pessoa empreendedora na sua vida pessoal e profissional.

Esse tipo de atitude te obriga a construir excelentes qualidades como o autoconhecimento, automotivação, liderança, produção e marketing pessoal.

Lendo e compreendendo sobre esse assunto, você estará mais habilitado a lidar com críticas construtivas — aprendendo com elas — e destrutivas — não se deixando abater.

Além, claro, de conhecer muitas coisas úteis caso já seja ou escolha se transformar num empreendedor formal.

Busque o autoconhecimento

Se você é do estilo cético, pode ter torcido o nariz quando falamos de autoconhecimento.

Pois entenda que não se refere a nenhuma “filosofia hippie”, mas de algo científico e aplicável.

Há diversas técnicas orientais milenares e também práticas do ocidente para que você tire um tempo para compreender a si próprio: yoga, meditação, terapia, psicanálise e Programação Neurolinguística são alguns métodos.

Reflita sobre seus modelos de comportamento. Você se auto sabota? Repete certos erros no profissional e pessoal e acaba infeliz por causa disso?

As vezes somos enganados através do nosso subconsciente, repetindo comportamentos pouco saudáveis sem notar ou saber por que o fazemos.

Conclusão

Otimize o seu tempo, possua objetivos claros e possíveis de alcançar e use boas ferramentas para te motivar e inspirar.

Assim, você pode canalizar seus pensamentos e atitudes, produzindo um fluxo positivo de desenvolvimento pessoal.

Tenha em mente: ser feliz não é conseguir bens ou dinheiro. É ser produtivo e saber que você gasta o seu tempo com as coisas mais essenciais e se realiza com elas.

Tudo certo! Agora você está inspirado e motivado para se desenvolver como pessoa e atingir o sucesso!

Se gostou do post comente logo abaixo! Obrigado!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!