13 dicas extraordinárias para manter o foco nas atividades do dia a dia

13 dicas extraordinárias para manter o foco nas atividades do dia a dia

Em uma rotina cada vez mais sobrecarregada e cheia de tarefas, é comum que, em certos momentos, ocorram alguns desvios de foco, seja em uma conversa com um colega de trabalho ou o simples fato de pegar o celular para checar o horário e esquecer o que ia fazer a seguir. Neste artigo mostraremos as 13 dicas extraordinárias para manter o foco nas atividades do dia a dia

Para evitar essas situações, confira, na sequencia, algumas dicas que poderão ajudá-lo na potencialização da sua concentração. Certas atividades são mais simples, já outras envolvem práticas mais avançadas que requerem o auxílio de profissionais de cada área.

Para melhorar sua Concentração e manter o foco

 

  • Evite o maior número de estímulos de distração possível, como a televisão ligada ao fundo. Isso porque o excesso de informações dificulta o foco, tornando-o segmentado e, até mesmo, ineficiente. Lembre-se: manter o foco sempre!
  • Busque um local confortável para executar suas atividades. Como, por exemplo, se você trabalha sentado, acomode-se em uma cadeira de qualidade, com estofado e apoio para os braços, e regule a mesa na altura adequada. Esses fatores contribuem para que sua atenção não desvie e você consiga executar tudo sem grandes dificuldades.
  • Sente-se afastado de portas e janelas. Assim, é possível evitar contatos sonoros ou visuais com coisas que podem tirar sua concentração, como a conversa no corredor ou a discussão entre duas pessoas na rua.
  • Não adianta querer resolver tudo ao mesmo tempo, pois isso só favorece a dispersão. Então, realize uma atividade de cada vez e deixe que seu cérebro processe as informações individualmente. As multitarefas em quase todas as vezes, causam prejuízo no rendimento.
  • Defina prioridade. Avaliar a importância de tudo o que tem para fazer durante o dia é essencial para que seu cérebro também compreenda a situação. Com isso, você não perde tempo e energia com algo menos relevante e que pode ser feito depois.
  • Mantenha-se emocionalmente saudável. O bem-estar mental também é um fator de extrema importância para que a sua capacidade atinja níveis elevados. Alguns casos que podem interferir são depressão, estresse e ansiedade. Então, caso você apresente sintomas relacionados a esses quadros, procure ajude de especialistas.
  • Estabeleça pausas durante as atividades. Dessa forma, você e seu cérebro ganham minutos de descanso. Essas pausas são importantes para voltar com mais vigor e disposição, facilitando o foco na tarefa.
  • Alterne as obrigações com práticas de lazer. Viver o tempo todo ligado nos deveres faz com que seu rendimento seja cada vez menor. Por isso, vá a um parque ou reserve algum tempo para a família e para os amigos. Relaxar é um dos principais aliados para o bem-estar das habilidades cognitivas.
  • Saiba os momentos certos de utilizar o celular. Que os dispositivos móveis já viraram parte da rotina da grande maioria das pessoas, não há quem duvide. No entanto, é fundamental utilizá-los de maneira adequada e responsável. Portanto, durante os compromissos, deixe-o guardado ou estabeleça alguns minutos para checar as mensagens e as redes sociais.
  • Caso você esteja com dificuldade para se concentrar em um local com muito barulho, colocar o fone de ouvido e dar play podem ser uma alternativa positiva. Para isso, utilize canções instrumentais ou músicas conhecidas.
  • Estabeleça metas de acordo com seu ritmo. Organizar um cronograma diário faz com que você consiga conquistar os planos almejados. Além disso, contribui para uma concentração maior no que foi destinado para cada dia, sem nenhum tipo de confusão.
  • Saia da rotina! Evite repetir a mesma atividade por dias consecutivos, pois isso pode causar exaustão desnecessária e atrapalhar ainda mais a sua concentração. Caso tenha mais de uma coisa complexa para fazer, distribua-as no decorrer da semana.
  • Por último e, sem dúvida, uma das mais importantes é a autoconfiança. Acreditar em você mesmo pode fornecer estímulo maior, mesmo quando as coisas estiverem difíceis. Portanto, junte toda a sua força de vontade e seja seu próprio combustível.

 

Com Revista Segredos da Mente

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